4

Sobre

Olá! Eu sou a Cris Corrêa da Maenga Toys!

foto divulgação Viviane Corrêa
Atualmente sou colaboradora do Blog Minha Singer, onde sempre envio dicas de costura e passo a passos bem divertidos e fáceis de fazer, acompanhe a fan page da Singer Brasil e fique por dentro! Também tenho a parceria e apoio da empresa Feltros Santa Fé, é certo que você encontrará alguns pap's meu no blog da empresa, com moldes e dicas bem legais. Me sinto abençoada por ser parceira dessas duas empresas. Ter a parceria e contar com o apoio da Singer, assim como dos Feltros Santa Fépara realização de alguns dos meus projetos é muito gratificante! 

Quem sou eu?Sou meio maluca, e costumo gostar de coisas monstruosamente fofas, meu mundo é meio bizarro, gosto daquilo que é pouco comum. 

A vida me virou do avesso muito cedo, ou dependendo do ponto de vista no tempo exato pra que hoje eu estivesse exatamente onde estou. Aos 17 anos sofri um acidente de carro e desde então sou cadeirante, isso nunca me impediu de seguir em frente. O que posso dizer é que tenho amigos, uma família maravilhosa e isso me faz feliz! XD Minha vida é sem drama, vivo normalmente, se é que alguém pode dizer que vive normalmente nesse planeta :P - Sou exatamente como todo mundo uma mistura de capacidades e limitações. 

Entrevistas onde você pode saber mais sobre meu trabalho e minha pessoa:
Follow the Colours | Minha Singer | Blog do Brinquedo | Estadão | Revista OQ |

Aqui nesse espaço não vou falar da minha vida pessoal e sim do meu trabalho. ^^ Então vou tentar contar um pouco sobre como toda essa historia de craft, toy art passou a fazer parte do meu dia a dia.

Como me envolvi no mundo craft - toy art?

A paixão por ''bonecas de pano'', teve início ainda na primeira infância pois minha mãe tinha o costume de  costurar várias bonecas pra mim e pra minha irmã Vivi, e nós adorávamos. Ficávamos ao lado da máquina enquanto ela costurava nossas bonecas, depois podíamos escolher como iríamos querer o rosto, que era pintado a mão, e os cabelos que geralmente eram de lã. As bonecas eram esquisitinhas rs, mas era fantástico ver todo processo de criação, tínhamos tanto carinho por elas, principalmente pq sabíamos que nossa mãe tinha feito tudo com amor. Essa é a primeira lembrança que tenho quando tento me lembrar de como me apaixonei pela costura. 

Por isso acredito que tudo tenha começado já na infância, mesmo que de início eu não sabia muito bem o que queria e nem como expressar minhas idéias.

Já na adolescência, passei a customizar meu material escolar, criar cartões, adesivos, customizar utensílios, roupas, de tanto inventar criei muitas coisas diferentes e por isso recebi bastante incentivo para explorar minha criatividade. Com 18 anos comecei a me dedicar a aprender pintura em tecido, logo depois me dediquei a pintura a óleo, spray e então não parei mais de aprender novas maneiras de expressar minha arte. 

Aos 22 anos tirei certificado de artesã, trabalhei com trançado em taboa, confecção de bijuteria e modelagem em porcelana fria. Em 2009 me formei em Pedagogia e desenvolvi um projeto que tem como objetivo falar sobre cidadania através do teatro de bonecos, foi então que me arrisquei na fabricação e customização de fantoches. Paralelamente a isso, comecei a costurar, mesmo sem jeito insisti em aprender, minha mãe, claro, e também minha amiga Silvia de quem ganhei minha primeira máquina de costura, me ajudaram muito.

Posso dizer que pra minha surpresa (e de muitos) me sai bem, tanto na costura manual quanto à máquina, aliás principalmente à máquina, que hoje é o meu principal meio de trabalho.

Essa nova habilidade me levou para o mundo Toy Art (saiba o que é AQUI), conheci essa arte pela internet e me apaixonei, então pensei que poderia tentar, era exatamente a forma de expressar minha arte que eu precisava, tinha (tem) tudo a ver comigo. Foi quando comecei a criar “monstrinhos” e personagens bizarros.

O primeiro toy que fiz foi rejeitado pela maioria por ser ‘’macabrinho’’ demais, e a expressão ao vê-lo foi unânime: “Oh Maenga!”. Que na minha região(interior de SP) é usada como interjeição de pena/dó. Mas isso não me desanimou, pelo contrário fiquei ainda mais motivada, continuei...

Meus toys começaram feios? 
Acredito que a beleza depende do ponto de vista, mas confesso que com o tempo me aperfeiçoei na costura, e os deixei mais coloridinhos e cheio de detalhes, agora meu trabalho tem um toque kawai, sem esquecer o monstruoso, por isso costumo defini-lo como monstruosamente fofo XD. Com o tempo além de me aperfeiçoar na prática da costura, a “fofura” ficou mais presente no meu trabalho (ou não). :P

Hoje embora a expressão ao vê-los tenha mudado, pra ser justa com toda minha criação resolvi dar a eles este nome: Maenga ou Maenga Toys (como a maioria conhece) que hoje identifica todo meu trabalho.

Fiz dos monstros o ''carro chefe'' da minha arte, sou apaixonada por eles. O monstro sofre preconceito, na maioria das vezes é visto como assustador/feio, mas pra mim monstros são criaturas encantadoras, possuem um visual incomum e complexo. Eles podem ter seu próprio mundo e não precisam fazer nada pra agradar ninguém. E o mais interessante, eles não são como a maioria. ♥

foto divulgação Viviane Corrêa
Talvez a vida tenha me "virado do avesso" pra que eu trouxesse os monstros a existência! XD

A Maenga Toys desenvolve vários trabalhos com design exclusivo, desenhados e confeccionados por mim. Meu trabalho tem se destacado cada vez mais como único no Brasil, com apelo internacional já esteve presente em eventos importantes no país, fiz peças de divulgação de games para um dos patrocinadores da BGS - Brasil Game Show (maior feira de games da América Latina), fiz personagens de um game que foi lançado pra teste no Brasil expostos na Anime Friends (maior evento de cultura pop do país). Em 2012 ganhei um concurso da Singer realizado pelo site Super Ziper (referencia em craft). Entre vários outros trabalhos que venho realizando...(você pode acompanhar aqui no blog).

Posso dizer que sou pedagoga por conta da paixão pelo conhecimento na área sócio-humana e não por me considerar apta ao ensino. Toy designer plush por pura paixão pela arte de confeccionar criaturas monstruosamente fofas, e crafter por acreditar que Deus é criativo, por isso fez-nos aptos para criar...

Visite minha galeria no Flickr e confira mais fotos.

4 comentários:

  1. Oi, Cris!!

    Adorei a sua história, bem parecida com a minha!
    Tb amo toy art e tento faço os meus.
    Amei os seus monstrinhos fofos!!!
    Quem sabe um dia a gente nao se encontre em algum evento toy art pelo Brasil! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, conheço teu trabalho e acho uma graça. Obrigada pela visita, espero te-la sempre por aqui. Bjs ;*

      Excluir
  2. Oi Cris,
    É magnífico seu trabalho, linnnnnnndos! Também adoro artesanato, mas não chega aos pés dos seus. Acredito que nunca tenha ouvido falar. www.aikitudo.com.br
    Queria algumas sugestões, se possível, de onde encontrar tanta variedade de cor desse tecido fofinho.
    bjitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelica,

      Obrigada. Te respondi no seu blog. beijos ;*

      Excluir

Nos deixe um Oi! Seu comentário é bem vindo.

Para orçamentos mande um email para: maengatoys@hotmail.com